Foram criados os e-mails institucionais para os discentes, para acessar o e-mail Google UFAPE você deve seguir os seguintes passos:
1- Breve descrição do serviço de e-mail institucional da UFAPE
2- Como acessar o E-mail da UFAPE?
3- Como saber o meu nome de usuário e senha?
4- Como alterar a senha?
5- Posso usar este serviço para sempre?
6- Que cuidados devo ter com minha conta?
7 - Posso escolher meu email?
1- Breve descrição do serviço de e-mail institucional da UFAPE
O e-mail institucional da UFAPE é fornecido sobre a plataforma do conhecido Gmail, serviço de e-mail gratuito do Google. Por isso, o usuário que já utiliza o Gmail não enfrentará qualquer dificuldade na utilização da e-mail da UFAPE. Além do conhecido serviço de e-mail, o aluno contará ainda com os serviços:
Google Drive
Armazenamento e compartilhamento de arquivos.
Agenda – pessoal e compartilhada
Hangouts – chat e videoconferência
Google Sites – criador de sites
2- Como acessar o E-mail da UFAPE?
1. Acesse o endereço http://email.ufape.edu.br ou https://mail.google.com/
2. Informe seu nome de usuário com domínio @ufape.edu.br (ex: machado.assis@ufrpe.br) e a senha.
3- Como saber o meu nome de usuário e senha?
O login ou e-mail é o mesmo usuário do SIG@, no seguinte padrão:
<primeiro_nome>.<parte_restante_nome> (ex: machado.assis@ufape.edu.br).
Esta informação pode ser confirmada ao acessar o SIG@, na página inicial ao final da seguinte frase:
"Seja bem-vindo ao SIG@UFRPE. O seu login é <primeiro_nome>.<parte_restante_nome>@ufape.edu.br.";
Como consultar meu nome de usuário no SIGA?
1. Acesse o endereço https://sigaufape.ufpe.br/ e informe seu login e senha do SIGA.
2. Após o acesso, na parte superior da janela, verifique e memorize o seu login que será o mesmo do e-mail da UFAPE.
Senha – A senha é o número da sua matrícula.
Como consultar número de matrícula no SIGA?
1. Clique em Consultas >> Detalhamento de Discente, conforme o a imagem abaixo;
2.Clique na opção <Informações do discente>, conforme a imagem abaixo;
3. Será exibido uma tela com as informações do discente e nela, você encontrará o número de sua matrícula, conforme a imagem abaixo.
4- Como alterar ou recuperar a senha?
A senha da sua conta de e-mail UFAPE pode ser redefinida por meio do e-mail pessoal cadastrado no ato da matrícula.
Esse e-mail será o seu endereço de e-mail de recuperação que ajudará você a recuperar sua conta e é para onde nós enviamos notificações de segurança.
Para recuperar a sua senha siga os passos a seguir:
1. Acesse o endereço http://email.ufape.edu.br ou https://mail.google.com/;
2. Digite seu endereço de e-mail da UFAPE na página de login (ex: machado.assis@ufrpe.br) e clique em Próxima ;
3. Clique em “esqueceu sua senha?”
4. O Google vai solicitar que você digite a senha mais recente que lembra;
5. Depois, será necessário confirmar vários dados, incluindo algumas perguntas que você já respondeu previamente quando se cadastrou;
6. Se você responder tudo certinho será verificado que é o dono da conta, e receberá o link de recuperação por e-mail no seu e-mail pessoal.
Importante destacar que caso você não receba o e-mail de verificação tente repetir todas as etapas novamente, e esteja atento ao que se pede em cada uma delas. Lembre antes de procurar nas suas pastas de spam e lixo eletrônico. Também adicione o e-mail noreply@google.com ao seu catálogo de endereços para evitar que entre como spam.
Ainda não consigo fazer login
Se você fez todas as etapas anteriores e mesmo assim não deu certo, por favor, se dirija ao DRCA ou envie email para o referido setor através de drca@ufape.edu.br.
5- Posso usar este serviço para sempre?
Não. Como não há contrapartida financeira por parte da UFAPE, não há garantias de que o vínculo seja mantido pela Google. A UFAPE também tem autonomia para encerrar a parceria a qualquer momento. Além disso, o uso abusivo por parte do usuário pode acarretar a suspensão ou mesmo o cancelamento permanente da conta.
Além dos riscos de descontinuidade pelos motivos supracitados, o endereço criado por esse serviço será necessariamente encerrado em até seis meses após o encerramento do vínculo do discente ou servidor. Não há garantias de que não possa ser deletado imediatamente após a finalização dessa ligação.
6- Que cuidados devo ter com minha conta?
A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o usuário será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha.
Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:
- Não compartilhe sua credencial;
- Não reutilize senhas (atuais ou antigas);
- Não use senhas que possam ser facilmente deduzidas;
- Não anote a senha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);
- Não use sua conta em computadores públicos;
- Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;
- Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;
- Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;
- Sempre bloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;
- Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.
7- Posso escolher meu e-mail?
Apenas em casos excepcionais.
Leia o Padrão de Formação dos Endereços de Correio Eletrônico (e-mails) da UFAPE para verificar se você se enquadra em algum caso.